terça-feira, 21 de abril de 2009

Bibliografia

DORNELLES, L.V. Na Escola Infantil todo Mundo Brinca se Você BrincaCRAIDY, C. KAERCHER. G. E. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001, p. 101-108.


Exercícios

1) De acordo com Lima, como se constitui o brincar?

2) O texto apresenta alguns motivos pelos quais a criança brinca. Cite-os.

3) Qual a importância do movimento nas brincadeiras?

Texto 3

Texto: A Atividade da Criança na Idade Pré-Escolar
Autora: Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima

Exercícios

1) De acordo com o texto de Almeida, o que é jogo, brinquedo e brincadeira?

2) Quais os critérios para a escolha de brinquedos, segundo o texto de Almeida?

3) Qual é o papel do educador na educação lúdica? Por que brincar é importante?

Texto 2

Texto: O Brincar na Educação Infantil
Autor: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Exercícios

1) Como discutido no texto, a brincadeira traz muitas contribuições ao desenvolvimento da criança. Cite estas contribuições e explique.


2) O educador deve promover brincadeiras que proporcionem aprendizagens e o desenvolvimento da criança, como afirma Robles. Do seu ponto de vista, por que é importante brincar?


3) De acordo com o texto, desde que período a brincadeira começou a ser discutida? Como ela se traduz atualmente?

Texto 1

Texto: A Brincadeira na Educação Infantil: Conceito, Perspectiva Histórica e Possibilidades que Ela Oferece
Autora: Heloisa Stoppa Menezes Robles

Avaliação

A avaliação será efetivada após a leitura dos textos complementares e a realização dos exercícios propostos.

Conteúdo Programático

Público-alvo


O curso é direcionado aos profissionais da educação e estudantes interessados no assunto.

Metodologia

O curso desenvolve sua prática utilizando diversos recursos disponíveis em tecnologia. Através da utilização da educação a distância, mediada pela internet como fonte de interação e comunicação, do computador como recurso pedagógico, oportunizando uma melhor interação entre teoria e prática. Disponibiliza uma melhor compreensão dos conteúdos com exercícios de fixação apresentados no decorrer do curso.

Objetivos

O curso tem por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização. Visa disponibilizar acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo recursos tecnológicos inovadores, como conteúdo on-line, exercícios de fixação e objetos de aprendizagem.

Apresentação do Curso


O curso enfatiza a importância do brincar na Educação Infantil, abordando os principais autores do tema e visando a formação profissional dos educadores da área. As atividades que envolvem o lúdico são mais estimulantes e prendem mais a concentração das crianças.
"Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca. O brincar é uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo, com o outro, com o mundo."(DORNELLES, 2001, p. 104)
O brincar é fundamental ao desenvolvimento da criança. Brincando, as crianças criam sua realidade e enxergam o mundo com seus olhos criativos.